top of page
Search
  • Campeonato Portugal Velocidade

Conhecidos os seis pilotos do FPAK Júnior Team


A FPAK terá este ano um Junior Team a participar no Campeonato de Portugal de Velocidade, que será integrado por jovens promessas do automobilismo nacional.

A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting vai ajudar ao desenvolvimento de novos talentos portugueses, inscrevendo três Ginetta G40 GT5 para seis pilotos que deram mostras de potencial no karting, na velocidade e no ralicross.


Depois de um apurado processo de seleção, Duarte Camelo, 16 anos, Duarte Pinto Coelho, 17, Gabriel Caçoilo, 19, Henrique Cruz, 17, Lourenço Monteiro, 20, e Mariana Machada, 18, foram os escolhidos para defender as cores da FPAK Junior Team na mais importante competição de pista de Portugal.


Num dos performantes carros ingleses, no Autódromo Internacional do Algarve, estará Duarte Pinto Coelho, que no ano passado conquistou o segundo posto no Campeonato de Portugal de Karting X30, e Mariana Machado, a primeira piloto feminina a sagrar-se Campeã de Portugal de Karting na categoria Juvenil em 2015.


Em outro Ginetta G40 GT5 farão equipa em Portimão Lourenço Monteiro, que em 2022 terminou o troféu Super 7 em oitavo, e Henrique Cruz, o Campeão de Portugal de Karting X30 da época passada.


Duarte Camelo, que deu nas vistas no Ralicross e se sagrou Campeão de Portugal de Iniciados de Ralicross em 2022, e Gabriel Caçoilo, o Campeão de Portugal Rotax – Max Sénior da temporada transacta, dividirão o restante GT britânico no exigente circuito algarvio.


Os três Ginetta G40 GT5 serão inscritos na divisão TC nas rondas do Autódromo Internacional do Algarve, do Circuito del Jarama e do Autódromo do Estoril, competindo pelo título absoluto do Campeonato de Portugal de Velocidade de Turismo.


Ni Amorim, o presidente da FPAK, está satisfeito por ter conseguido, num tão curto espaço de tempo, montar, em parceria com a Race Ready, este projeto: “Foi uma corrida contra o tempo, mas que acreditamos vai valer a pena cada segundo gasto. Tendo em conta o fomento do nosso desporto junto das camadas mais jovens, todos os investimentos são mais valias. Foi com essa postura que a Direção da FPAK decidiu apostar no projeto e nestes pilotos. Estamos certos de que esta será, para todos eles, uma experiência e aprendizagem incríveis. Deixam de competir em termos individuais para trabalhar em equipa e a maioria deixa os circuitos de karting para se aventurar nos circuitos de automóveis. No final, esperamos que todos eles fiquem aptos a dar continuidade à sua carreira e ir evoluindo na modalidade”.


Para Diogo Ferrão, o CEO da Race Ready “é um prazer poder colaborar com a FPAK na promoção de jovens pilotos talentosos que no futuro poderão ser nomes sonantes no Campeonato de Portugal de Velocidade.

Esta competição é uma nova etapa na evolução destes jovens talentos, onde têm de aprender a ser rápidos nos circuitos, mas fundamentalmente aprender a trabalhar em equipa para que os resultados apareçam. Ao contrário do karting, só se a equipa for rápida é que o piloto se destacará”.


Para que a evolução e adaptação seja melhor e evolutiva, as duplas de pilotos mudarão jornada a jornada, o que obrigará a um trabalho mais afincado por parte de cada piloto.


As temporadas do Campeonato de Portugal de Velocidade e do ibérico Supercars Endurance têm o seu início no Algarve Welcome Spring, a realizar no Autódromo Internacional do Algarve já no próximo fim-de-semana de 5 a 7 de maio. Todas as provas contarão com transmissão televisiva, pela A Bola TV, assim como nas redes sociais das competições.

74 views0 comments

Comments


bottom of page