top of page
Search
Campeonato Portugal Velocidade

Qualificações emocionantes prometem

Updated: Dec 1


César Machado e Jan Durán ditaram leis na qualificação da ronda do Autódromo do Estoril do Campeonato de Portugal de Velocidade, mas mais uma vez o equilíbrio foi notório, sendo as pole-positions discutidas ao décimo de segundo.

 

 

GT4 – Vantagem para Machado / Durán

 

César Machado esteve muito forte na sessão que definiu a grelha de partida para a primeira corrida do programa, conquistando a sua quinta pole-position da temporada ao bater Manuel Gião e Gonçalo Fernandes por pouco mais de um décimo.

 

Estes três pilotos estão envolvidos na luta pelo ceptro deste ano, o do Porsche apenas na ajuda ao seu colega de equipa, Francisco Mora, mas o recruta da Speedy Motorsport, ao colocar o seu Toyota GR Supra GT4 na pole-position, deu mais um passo em frente rumo ao título, uma vez que conquistou um ponto.

 

O piloto do Aston Martin Vantage AMR GT4 da Racar Motorsport e o do Porsche 718 Cayman GT4 apenas puderam limitar os danos, ficando ficado separados por uns escassos catorze milésimos de segundo.

 

José Carlos Pires esteve imparável na GT4 Bronze, assegurando a pole-position com o quinto tempo realizado aos comandos do Aston Martin da Racar Motorsport, logo atrás do Mercedes AMG GT4 da Lema Racing pilotado pelo estreante Giacomo Pedrini, que ficou na quarta posição.

 

Jorge Rodrigues, no Audi R8 LMS GT4 da Veloso Motorsport, já com o título da divisão no bolso, ficou no sétimo posto à frente de Miguel Nabais que assinou uma prestação notável aos comandos do Porsche 718 Cayman GT4 da Speedy Motorsport, o que lhe assegurou a pole-position da GT4 Am e o primeiro ponto dos vinte e um que faltavam a si e ao seu irmão para conquistarem o título da divisão.

 

A segunda qualificação parece ter sido tirada a papel químico da primeira, uma vez que foram os três primeiros carros foram os mesmos, e pela mesma ordem, ainda que com protagonistas diferentes.

 

Jan Durán entrou em força na sessão e realizou imediatamente um volta-canhão que mais ninguém conseguiu bater. O espanhol garantia assim mais uma pole-position e um ponto para o seu pecúlio e de César Machado, aproximando-se um pouco mais do ceptro de 2024 do Campeonato de Portugal de Velocidade de Grande Turismo.

 

Mathieu Martins, tal como o seu colega de equipa, Manuel Gião, conseguiu um lugar na primeira linha da grelha de partida, mas no seu caso a sua desvantagem foi de três décimos de segundo, o que demonstra bem a performance impressionante assinada pelo espanhol da Speedy Motorsport.

 

O piloto da Racar Motorsport esteve também à vontade no que diz respeito ao terceiro classificado, deixando Francisco Mora a mais de dois décimos de segundo, não tendo o piloto da Veloso Motorsport argumentos para se bater com o luso-francês, e teve ainda de gerir a aproximação de Orlando Batina que, cada vez mais adaptado ao Toyota GR Supra GT4 da Batina Racing, conseguiu guindar-se a um excelente quarto posto.

 

Depois de na primeira qualificação ter sido José Carlos Pires o mais forte, na segunda foi a vez de Patrick Cunha garantir a pole-position da GT4 Bronze, impondo o seu Audi R8 LMS GT4 da Veloso Motorsport com o oitavo registo. Os dois ficaram separados por apenas 0,034s, o que evidencia o equilíbrio que se viveu.

 

André Nabais continuou o bom andamento do seu irmão e conquistou a pole-position da GT4 Am, assinando o décimo primeiro tempo, ficando agora o duo a dezanove pontos de alcançar o desejado ceptro da divisão.

 

 

Turismos – Teixeira dá a volta por cima

 

Daniel Teixeira não teve um início de fim-de-semana fácil, mas isso não o impediu de garantir mais uma pole-position entre os Turismos e TCR em ambas as qualificações realizadas este sábado.

 

Na primeira, José Correia não teve argumentos para o piloto do Hyundai Elantra N TCR da JT59 Racing Team, colocando o Cupra TCR da JC Group Racing Team no segundo posto.

 

Entre os jovens pilotos da FPAK Junior Team, Rodrigo Ferreira foi o mais forte, superiorizando-se a João Oliveira, que é o seu mais próximo adversário na luta pelo título, o que lhe garante mais um ponto, subindo a vantagem para quatro.

 

Na segunda qualificação, foi a vez de Beatriz Correia pegar no Cupra TCR da JC Group Racing Team, ficando no segundo posto, não tendo também ela como contrariar o ascendente de Daniel Teixeira.

 

Na TC, Henrique Ventura Oliveira conquistou uma pole-position importante, uma vez que faz equipa com João Oliveira, o que garante a este um ponto na sua luta com Rodrigo Ferreira pelo ceptro da divisão.

 

 

GTC – Rui Miritta sofre oposição de Posser

 

Rui Miritta teve um forte oponente em João Posser na batalha pela primazia entre os Porsche 911, tendo o duo dividido as pole-positions da divisão, com o piloto da Monteiro Competições a garantir a primeira e o da Veloso Motorsport o da segunda. Este duo promete um intenso duelo nas corridas de amanhã, sendo mais um motivo de interesse.

 

Na GTX assistiu-se a muita luta e acabaram por não ser os favoritos ao título a conquistarem as pole-positions da divisão.

 

Na primeira foi Duarte Camelo, Porsche Cayman GT4 da Speedy Motorsport, a impor um ritmo alucinante, deixando Andrius Zemaitis, Porsche Cayman GT4 da Speedy Motorsport, e Tomás Pinto Abreu, Ginetta G50 da Tockwith Motorsports, os principais contendores ao ceptro, em posições secundárias.

 

Na segunda, foi a vez de Henrique Cruz, Ginetta G55 da Tockwith Motorsports, levar a melhor, conquistando mais um ponto de pole position, repetindo o feito de Portimão, que poderá ser importante para si, uma vez que ainda tem uma possibilidade de se impor nas contas do campeonato.

 

Andrius Zemaitis ficou com o segundo posto, ao passo que Simon Moore, que faz equipa com Tomás Pinto Abreu, não foi além de quarto, sendo ainda batido por Pompeu Simões, no Porsche que divide com Duarte Camelo.

 

As corridas serão disputadas no domingo e terão transmissão em directo nas redes sociais Facebook e Youtube da Race Ready – a primeira às 10h15 e a segunda às 13h50. Serão também emitidas em directo em Portugal pela A Bola TV e em Espanha pela DAZN.

 

Para assistir ao vivo, o acesso à bancada A é gratuito. Para aceder ao exclusivo mundo do paddock e dos bastidores, participando em todas as actividades previstas, será preciso apenas um passe que terá o acessível custo de 20€ para todo o fim-de-semana (sábado e domingo) e de 15€ para um só dia, sendo possível adquirir o ingresso na bilheteira do circuito.





















20 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page