top of page
Search

Qualificações ao rubro com candidatos ao título na luta

  • Campeonato Portugal Velocidade
  • 11 minutes ago
  • 5 min read
ree

As qualificações de Jerez de la Frontera foram o reflexo perfeito da intensidade que domina o Supercars Endurance nesta recta final da temporada. Num dia marcado por ritmo elevadíssimo e margens mínimas, foram os principais candidatos aos títulos que confirmaram o favoritismo, conquistando as pole-positions em sessões disputadas ao milésimo.


Esta ronda espanhola, que conta simultaneamente para o Iberian Supercars, Campeonato de Portugal de Velocidade e Supercars España, assume importância capital no desfecho de todas as competições. No caso da série espanhola, será mesmo aqui que se decidirão os títulos. E, como se não bastasse a pressão, Jerez assistiu ainda à queda de um recorde. Francisco Mora, ao volante do Toyota GR Supra GT4 EVO2 da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal, assinou uma volta em 1m49,469s, superando a antiga marca de 1m51,388s de Jan Durán por quase dois segundos, estabelecendo a nova referência absoluta para carros GT4 neste circuito.



GT4 - Qualificação 1: Mathieu Martins marca o ritmo


A primeira sessão de qualificação confirmou a força dos protagonistas da GT4 Pro, com Mathieu Martins a impor o Aston Martin Vantage AMR GT4 da Racar Motorsport no topo da tabela. O jovem luso-francês, que está na luta directa pelo título espanhol, assinou 1m49,952s e assegurou não só a pole-position da primeira corrida, como também um passo importante rumo ao ceptro da GT4 Pro do Supercars España.


Atrás de si, César Machado colocou o Toyota GR Supra GT4 EVO da Speedy Motorsport na primeira linha da grelha de partida, a apenas 82 milésimos, seguido de Francisco Abreu, também em Toyota, o que resultou num top-3 monopolizado por candidatos ao título.


O quarto tempo pertenceu a Gonzalo de Andrés, no McLaren Artura GT4 da McLaren Barcelona – SMC Motorsport, o mais rápido entre os GT4 Bronze, enquanto Luís Tavares, no Porsche Cayman RS CS da Speedy Motorsport, e na segunda segunda prova aos comandos de um GT4, completou o lote dos cinco primeiros.


José Cautela contribuiu decisivamente para o bom resultado da McLaren Barcelona – SMC Motorsport, ao colocar o Artura GT4 que divide com Lourenço Monteiro no sexto posto, impondo-se entre os pilotos da divisão GT4 Pro-Bronze.


O BMW M4 GT4 EVO da BMW España Motorsport, pilotado por Nerea Martí na primeira qualificação, ficou aquém do esperado, não indo além de décimo quinto, o que dificulta a tarefa da dupla na disputa pelo título da GT4 Pro do Supercars España.


Na luta pelas honras da GT4 Am, Rúben Vaquinhas, no Aston Martin Vantage AMR GT4 operado pela Gianfranco Motorsport, foi o mais rápido, superando Javier Macias, que colocou o BMW M4 GT4 EVO da Promotion Motorsport no segundo posto a apenas 0,088s.


ree

GT4 - Qualificação 2: Francisco Mora dá o troco


Na segunda sessão, Francisco Mora confirmou a sua superioridade ao estabelecer o novo recorde de Jerez para GT4 com a marca de 1m49,469s, um tempo que selou a pole-position e que deixou claro o potencial do Toyota GR Supra GT4 EVO da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal.


Lourenço Monteiro, em McLaren 570S GT4 da McLaren Barcelona – SMC Motorsport, foi o segundo mais rápido, assumindo a liderança na GT4 Pro-Bronze, sublinhando a excelente competitividade dos carros de Woking


Adrián Ferrer, no Toyota nº4 da Speedy Motorsport, terminou a apenas meio segundo do topo, consolidando a competitividade da equipa e mantendo o seu colega de equipa, César Machado, na luta pelo ceptro. Henrique Ventura Oliveira, no Aston Martin da Racar Motorsport, garantiu a quarta marca e deixa o seu colega de equipa, Mathieu Martins, também em posição de discutir o ceptro do Supercars España. Tomás Guedes, no Toyota nº5 da Speedy Motorsport, completou o top cinco de uma sessão em que os sete primeiros ficaram separados por apenas 1,009s.


Álvaro Lobera, tal como seu colega de equipa na primeira qualificação, foi o mais rápido na GT4 Bronze, dando significado factual à subida de forma dos McLaren Artura GT4 da McLaren Barcelona – SMC Motorsport na pista andaluz.


A BMW España Motorsport voltou a passar por dificuldades, tendo José de los Milagros se quedado pelo décimo segundo posto, a mais de segundo e meio do tempo da ‘pole’, o que dificulta a tarefa da dupla na sua luta pelo ceptro do Supercars España.


Uma vez mais, na luta pelo melhor tempo da GT4 Am foi o Aston Martin Vantage AMR GT4 preparado pela Gianfranco Motorsport, desta vez conduzido por Pedro Bastos Rezende, a levar a melhor, desta vez pelas mãos de Pedro Bastos Rezende, que se superiorizou ao BMW M4 GT4 EVO pilotado por Smörg.


ree

GTC/Turismos - Qualificação 1: Estreias competitivas


Himar Acosta esteve muito forte na sua estreia no campeonato, colocando o Ligier JS2 R da Chefo Sport Petrogold no topo da tabela e  impondo-se na GTX, ao assinar uma volta rápida com 1m51,438s. Logo atrás surgiu outro debutante, André Fernandes, que, aos comandos do Porsche 911 Cup da AF & V Motorsport, garantiu a segunda posição geral e a pole-position da categoria Cup, apenas 193 milésimos atrás do líder.


Sem precisar de arriscar, Rui Miritta, no Porsche 911 da Monteiros Competições, assegurou o terceiro tempo, enquanto Duarte Camelo, em Porsche Cayman CS da Speedy Motorsport, e António Almeida, em Ginetta G55 da Tockwith Motorsport, ficaram no quarto e quinto lugares, respectivamente.


O regresso de Daniel Teixeira não foi auspicioso, uma vez que o Hyundai Elantra N da JT59 Racing Team sofreu problemas de travões não realizando qualquer volta competitiva.


Entre os jovens da FPAK Junior Team foi o Ginetta G40 dividido este fim-de-semana por Tomás Martins e Tomás Gomes que levou a melhor nesta primeira sessão, ficando nas posições imediatas Diogo Castro e João Faria e Martim Romão e Rodrigo Vilaça, todos separados por menos de um segundo e meio na sua primeira visita a Jerez.


ree

GTC/Turismos - Qualificação 2: Os mesmos intervenientes


Na segunda qualificação, André Fernandes completou um sábado muito positivo ao rubricar a pole-position absoluta com 1m51,506s, repetindo a primazia na Cup e superando o Ligier de Gabriel Caçoilo, o mais rápido entre os GTX. A competitividade manteve-se alta, com Rui Miritta novamente na terceira posição, à frente dos Ginetta G55 de Thomas Roche e de Gracie Mitchell, ambos da Tockwith Motorsports, que completaram o top cinco.


Entre os Ginetta dos jovens lobos da FPAK Junior Team foi a vez da máquina de Diogo Castro e João Faria ser a mais rápida, tendo as dupla constituída por Tomás Martins e Tomás Gomes e Martim Romão e Rodrigo Vilaça ficado por esta ordem nas posições seguintes. Amanhã decide também o troféu espanhol para estas jovens duplas.



Um domingo para decidir o Supercars España


O domingo em Jerez promete emoção total, com quatro corridas que poderão redefinir campeonatos e decidirá o desfecho do Supercars España.


As provas dos GT4 realizam-se às 10h15 e 14h40, enquanto os GTC/Turismos entrarão em pista às 9h05 e 13h30. Todas as corridas terão 50 minutos de duração e poderão ser acompanhadas em directo na DAZN Portugal, DAZN Espanha e no canal de YouTube da Race Ready, garantindo aos adeptos a possibilidade de viverem ao segundo o desfecho de um fim-de-semana que promete ser inesquecível.


ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree

 
 
 

Comments


  • Facebook Clean
Estrada de Paço de Arcos 66
2735-336 Portugal
+351 210 920 650
bottom of page